O Overlei

O Overlei é um não-coletivo: uma plataforma para troca de idéias e desenvolvimento individual de processos artísticos. Ilustração, foto, grafite, texto, design, instalação e pintura: cabe tudo no barco e todo tipo de expressão é bem vinda!

20090916

Toda Batida é um Rock

Como todos aqui, esse é meu primeiro post no overlei, e no meu caso, em um blog. Para os que não me conhecem, meu nome é Vidjai.... é... tipo VJ da MTV (viu Zeze). Sou recém formado na ESPM e achava que o que eu fazia era direção de arte. Hoje em dia, acredito que falte uma denominação adequada para o que eu e muito outros fazem. Não tenho preferência por página dupla, poster, web, TV, nem nada, o que eu gosto mesmo é do desafio de criar algo que, não importa o formato, faça sentido, que encaixe perfeitamente com uma situação, problema, ou o que quer que seja. Não apenas para clientes, sendo remunerado ou de graça, mas também na sala de casa, no carro, no futebol, o que eu valorizo é quem encontra uma solução inteligente, normalmente muito simples, para pequenas coisas, as grandes vem como consequência.
Na minha opinião o conceito está acima do acabamento, mas também um acabamento impecável é o mínimo. Embora o ideal sejam os dois juntos, o que acaba prevalecendo normalmente é apenas o segundo.
Meu primeiro post infelizmente tem um acabamento legal mas acho que perdi o conceito em alguma parte do processo. Espero postar uma coisa que seja mais perto do que eu escrevi acima nos próximos meses, mas esse mês será um trabalho antigo mesmo.
Muito podem já conhecer de aulas da Matuck, mas mesmo assim vou postar, vale as pedradas, talvez eu ache o conceito que encaixe no título (que não está bom, caso não dê para ler está escrito: "Tocar Rock 24h por dia não é explicado pela razão.") e deixe a peça mais perto do completo.
Ai vai....
A famosa página dupla.

Apesar de não ter muito talento para desenho, todas minhas peças começam com um rough. Não consigo começar alguma coisa que não seja com papel e rabiscos indecifráveis que só eu entendo. Claro que com clientes com prazos inexistentes para um trabalho de macaco só o computador resolve. Mas não é o mundo ideal. E assim segue o rascunho da peça:
Acredite.... isso é um rough da peça acima.

Depois de feito o coração e o fundo, é hora de imprimir e fazer as "curvas" de novo no papel.....
Era para o fundo ser preto e branco  mas acabou a tinta preta e ficou vermelho.... 


Por ultimo a seleção de elementos que iriam nas "curvas".
Descobri que algumas bandas ficariam difíceis de representar.


É isso, postei um pouco do processo porque concordo com alguns comentários feitos anteriormente de como é legal de conhecer o desenvolvimento da peça, pois cada um tem um jeito de fazer as coisas e é sempre interessante tentar entender.
Até o próximo mês!
Vidjai Rodrigues

4 comentários:

  1. OOOO Vidjalba!
    Já conhecia a peça mas adorei muito conhecer o processo!

    Pretendo postar processos tbm!
    Acho justo com a proposta de democratizar nossas produções.

    Dahora, mano!

    Beijão, boi!

    ResponderExcluir
  2. O segundo rafe ali é bonitão (o do fundo vermelho). Hahaha. Legal os passos da composição, mano. Gostei mto também da listinha com as bandas. É um cuidadinho super sutil, mas que provoca uma graça intuitiva bem legal no observador.

    Bem vindo, Vidja!

    ResponderExcluir
  3. Boa Vidjalba, mto bom...Você foi direto ao ponto, essa história de batida e de estar no sangue tem tudo a ver com rock.

    Como palpiteiro, duas coisas: primeiro diminuiria a quantidade de elementos...Entendi que os ícones de rock misturados com as veias é o que está pulsando dentro do cara, mas acho que algo mais simples, com mais foco no coração e a assinatura da Kiss já passaria bem o recado.

    E outra coisa, as cores....Se for pra ser colorido, usaria tons mais psicodélicos. Essas cores me lembram uma vibe meio campanha da MTV, meio teen e pouco rock'n'roll!!

    É isso ae, animal a peça!!!

    abs

    ResponderExcluir
  4. Ae Vidjai, da hora a peça. O conceito está bem pensado. Rock é do coração mesmo e não tem como explicar. Mas, concordo com o Edu que deveria ter mais foco no coração. Rock também é algo mais cru, mais simples e com menos enfeites.
    Tenho certeza que você também já sabe disso.
    Belo post, gostei muito do processo.
    Abraços e parabeéns brother.

    ResponderExcluir