O Overlei

O Overlei é um não-coletivo: uma plataforma para troca de idéias e desenvolvimento individual de processos artísticos. Ilustração, foto, grafite, texto, design, instalação e pintura: cabe tudo no barco e todo tipo de expressão é bem vinda!

20090919

timo

Vou falar do timo.

Um órgão que fica do lado do coração, e até que parece com ele, mas a função é outra.
O timo faz parte do sistema linfático e é responsável pelos tais dos linfócitos, que por sua vez são responsáveis pela proteção do corpo contra os vírus e as bactérias.

Mas o mais engraçado é que é o único órgão do corpo humano que involui durante a vida. Vai se atrofiando enquanto a vida passa e é por isso que alguns o chamam de órgão vital. Em grego thýmos significa energia vital.

Além dos vírus e bactérias o timo também enfrenta nossos sentimentos. Quando estamos felizes ele aumenta de tamanho e o oposto também acontece. Pensamentos negativos e stress fazem com que o timo brigue com um inimigo inexistente, o que o deixa fraco e baixa a eficiência do sistema imunológico. Como dizem: baixou a resistência. Daí, além de puto você fica doente.

Dá pra ver que o timo é muito sensível à vida. Mas a glória vai toda pro coração, que na real é só uma maquininha que fica pulsando o dia inteiro. O sistema linfático não tem nem uma máquina dessas pra ajudar na circulação, vai na fé mesmo. E ainda segura a bronca do dia-a-dia.

Na escola agente nem sabia que existia um órgão assim, tão humano.
Talvez não ensinem isso por não saberem da importância dele, ou por não quererem relacioná-lo a um conceito espiritual "qualquer", como na Idade Média. Afinal, somos racionais.
Fui saber ha pouco tempo que ele fica bem no ponto de um dos chakras. Anahata, ou chakra cardíaco ( lá vai o coração de novo) tem sua energia correspondente no amor, na compaixão, no equilíbrio, na harmonia e paz.

Penso que o timo da gente que vive na cidade, em São Paulo principalmente, deve ser tão pequeno que nem percebemos mais ele. Passamos por cima dele, assim como passamos pela cidade sem perceber a vida.

Entendi que tinha um órgão em mim que eu não conhecia e que era o mais perto de mim mesmo que eu poderia chegar, só não sabia que ele era real. Alguém precisou tocar nele para que eu o percebesse. Mas àquela altura, o tal já não ia bem das pernas.

Isso.
Não me engano mais.
Não teve coração.
Eu a desejei do cerne do meu timo, num último suspiro do ínfimo de vida que havia nele.

Despertou e agora vem o trabalho de reanimar.
É ele que volta a pulsar.
















6 comentários:

  1. Pô...acabei esquecendo de me apresentar.
    Sou o Henrique, vulgo Minhoca.
    Faço Design na FAU USP e trabalho com comunicação visual dentro de um Instituto de Pesquisas. o IPT.

    Gosto bastante de ilustração e dos conceitos e idéias que a fazem acontecer, conscientes ou inconscientes.

    também aprecio uma breja gelada e acima de tudo, já que falei do timo, não posso deixar de falar do Timão ê ô...rs


    bom, acho q é isso.
    espero críticas

    abs

    ResponderExcluir
  2. Ae Minhoca, chegasse por aqui...

    bom, esse negócio todo do timo é muito interessante... Claro que a ilustra não representa os trampos q vc normalmente faz, mas o texto é interessante pra ver o que tu pensas.

    Mas acho que o timo, e tbm essa coisa de atrofiar, chakra cardíaco, e como nossas emoções refletem na saúde do corpo, etc, podem sempre servir de pano de fundo ou ponto de partida pra outros trampos.

    Enfim, vamo ver o que sai daí. =)

    bjos guri!

    ResponderExcluir
  3. Vai ficar esperando então, pq tea muito bom esse troço!

    hahaha!
    mandou muito minhoca.
    Que bonito.

    Me incomodou o fato da imagem ser tão pequena, mas afinal, ela é o timo, e o timo dificilmente está em destaque, como vc disse.

    Vai ver é o caso de eu reparar no meu.



    bjo!

    ResponderExcluir
  4. Haha, confesso que fiquei curioso com o comentário da Carina.

    Brisa bacana, Minhoca.

    ResponderExcluir
  5. Cara, gostei muito!

    É impressionante como existe, e como não sabemos, me interesso por esses assuntos. Caso se interesse também sugiro que de uma olhada na Glandula Pineal e uma substancia, o DMT!

    Bom se vc se interessa já deve conhecer.

    abs

    ResponderExcluir
  6. pooo henrique, gostei demais.
    das novas infos e de como as contou!
    tocou viu?.. no âmago aqui... de repente nesse tal descoberto "novo" órgão vital mesmo! hehehe
    salve o timo e vamo-que-vamo!

    ResponderExcluir