O Overlei

O Overlei é um não-coletivo: uma plataforma para troca de idéias e desenvolvimento individual de processos artísticos. Ilustração, foto, grafite, texto, design, instalação e pintura: cabe tudo no barco e todo tipo de expressão é bem vinda!

20090907

Expressões em nanquim aguado

Primeiro, começando minha caminhada aqui no Overlei, nada melhor do que me apresentar aos integrantes.
Sou diretor de arte e ilustrador e começo minhas postagens com minha principal paixão: a ilustração. Aqui vai um trabalho recente:


Update: link pra imagem maior:

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Usei a técnica do nanquim aguado, e devo dizer que fazia muito tempo desde a última vez que eu usei tinta e pincel. O nanquim aguado é uma das técnicas que eu mais gosto, e que produzem um resultado muito bonito. O bacana dessa ténica é que você não tem lá muito controle da tinta. Ela tem espaço pra se misturar e espalhar livremente ainda mais sevocê humedecer a superfície antes, tipo aquarela. Acho esse não-controle sobre a tinta interessantíssimo. Dá um ar cru e um toque de liberdade ao trabalho.

Para essa peça em especial, tive duas influências principais: Lourenço Mutarelli e Will Eisner.



Mutarelli trabalha com o grotesco, o depressivo, a perda.


Eisner, o Mestre, trabalha com o real, o cotidiano, os pequenos detalhes que fazem da vida uma coisa maravilhosa (ou não).






Os dois tem a capacidade de contar toda uma história num único quadro. A expressividade dos desenhos de Mutarelli são impressionantes, assim como a narrativa dos de Eisner.





Espero que nesse desenho eu tenha conseguido mostrar alguma história apenas nessa cena.
Foram aproximadamente umas 5h de trabalho, entre rafear, esboçar, desenhar o lápis, preparar e passar a tinta. Demorou tanto principalmente pela minha falta de prática com o pincel, depois de tanto tempo. Mas o resultado final me agradou.

7 comentários:

  1. Orra Caião, animal, man! Pena que na thumbnail ali não dá pra ver muito. Fiquei com vontade de ver maior.

    Achei legal o cuidadinho do post, de comentar sobre as referências e inspirações. Mutarelli e Eisner é dever de casa pra todo mundo.

    Irado, man!

    ResponderExcluir
  2. Opa.. my bad, man!
    Vou hospedar no imageshack e dou um update aqui.
    Mas eu tentei colocar a imagem de modo que quando você clica nela, ela aparece maior em outra página, que nem o post do Henrique, mas não tá dando certo. Help anyone?

    ResponderExcluir
  3. Ae caião!
    Representô, meu filho!

    Adoro conhecer os processos da galera. Bom saber que o desenho teve toda uma história, referências fudidas e tudo mais.

    E vamo lá: naquim aguado É DEMAIS!

    Parabéns!

    beijos!

    ResponderExcluir
  4. MEU! ANIMAL!

    Muito linda a ilustra...curto muito pincel e nanquim, tanto normal como em aguada, e é difícil mesmo pegar o controle das formas e, ainda por cima, sem ctrl+z!!

    Dá pra ver que levou trampo, suor de muitas horas de desenho (sempre as mais gratificantes). Mto caprichadinho. E o post tb, mostrando as referências...

    arrasou!

    ResponderExcluir
  5. Esperava conseguir mostrar algo em uma só cena? Pois então, Congrats!!!
    Da sombra da janela lá fora, ao modo como ele se encosta e a fumaça do cigarro sobe me veio um contexto particular. Inspirações você mais que traduziu aí no nanquim!! Pra mim rolaram os detalhes, o cotidiano, o grotesco e certa deprê... Tanto Mutarelli, quanto Eisner tem a capacidade de contar história em um só quadro – concordo! No caso seriam eles, e você também.

    ResponderExcluir
  6. googlei nanquim, cai aqui e falei pohan
    ja conhecia o blog, porra de novo

    ResponderExcluir
  7. ola gostaria de entrar em contato para um trabalho de ilustração como devo proceder tem um email?

    ResponderExcluir